Rádio Genoveva Ao Vivo
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
BELA CRUZ SE FE PRESENTE A “I CONFERENCIA LIVRE DA JUVENTUDE COMUNICADORA DA ABRAÇO NORTE CEARÁ”
“I CONFERENCIA LIVRE DA JUVENTUDE COMUNICADORA DA ABRAÇO NORTE CEARÁ” (SEBRAE/SOBRAL/CEARÁ”
(01/11/2011)
Antes da abertura dos trabalhos o senhor Edilson Carvalhedo Sampaio, coordenador e articulador da Juventude de Comunicação da ABRAÇO NORTE CEARÁ, fez a apresentação dos vinte e três (23) jovens ali presentes, representantes da cidade de Bela Cruz, Ceará, dizendo que só foi possível a vinda de todos, porque tiveram a ajuda incondicional e voluntária do Monsenhor Assis Magalhães Rocha, para a aquisição do transporte que fez o translado de Bela Cruz a Sobral e de Sobral a Bela Cruz, fazendo os agradecimentos legais.
Em seguida foi iniciada a “I Conferência Livre da Juventude Comunicadora da ABRAÇO NORTE CEARÁ (Associação Brasileira de Rádios Comunitárias da Região Norte do Estado do Ceará), foi realizada nesta terça-feira dia 1º de novembro de 2011 no auditório do SEBRAE na cidade de Sobral, cujos trabalhos foram dirigidos pelo senhor Manoel Arnoud Peixoto (Bael), então presidente do Órgão, que iniciou os trabalhos convidando para formar a mesa o atual Coordenador da Juventude de Comunicação da ABRAÇO NORTE CEARÁ, o senhor Edilson Carvalhedo Sampaio (Diretor RadCom Genoveva FM, Bela Cruz,Ce., Dr. Rafael de C. Albuquerque, Diretor Geral do Sebrae/Sobral, Assis Araujo, Assessor do Deputado Federal Domingos Neto Filho, Antonio Edvardo Alves Diretor da Rádio Lapa do Distrito de Graça Ce., Francisco Crisanto Rodrigues,Diretor da RadCom de Sobral e Maria de Fátima Laureano de Massapê-Ce. Dando continuidade aos trabalhos, o Dr. Rafael de C. Albuquerque, Diretor Geral do Sebrae/Sobral, fez uma maravilhosa palestra sobre o Empreendedor Individual e no final foi assinado um convênio entre a ABRAÇO NORTE CEARÁ e Radio Comunitárias associadas no sentido de que as mesmas propalem junto as suas comunidades a finalidade do Empreendedor Individual. Em seguida O Presidente da “ABRAÇO NORTE CEARÁ”, Bael, falou em detalhes sobre a “I Conferência Livre da Juventude Comunicadora da ABRAÇO NORTE CEARÁ ficando acertado que seria enviado a todos os presentes e-mail para que os mesmos enviassem as suas propostas que seriam levadas a Conferência Estadual.
De acordo com o Coordenador Especial de Políticas Públicas de Juventude do Gabinete do Governador do Ceará (Cojuv), Ismênio Bezerra, a II Conferência de Políticas Públicas de Juventude do Ceará é um espaço de cidadania participativa, onde os jovens cearenses têm a oportunidade de apresentar suas propostas, reivindicações e demandas em relação às Políticas Públicas de Juventude (PPJ’S). Quais eixos foram debatidos?
Foram avaliadas as Políticas Públicas de Juventude (PPJs) no período de 2007/2011 e estabelecidas as novas diretrizes para o próximo período 2012/2015 do Governo do Estado do Ceará. O Governo irá divulgar os investimentos, os projetos e ações desenvolvidas pelos jovens, além de garantir a ampliação do que está sendo bem sucedido, acolher novas demandas, aprimorar e inovar nas políticas públicas de juventude. Além disso, serão construídas as diretrizes para o Sistema Estadual de Juventude e Estatuto da Juventude, a serem encaminhados para Assembleia Legislativa do Ceará.
A juventude brasileira vivenciou, nos últimos anos, uma série de conquistas, incluindo a criação da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude e a execução de programas como o Projovem e Prouni, e de políticas universais nas mais diversas áreas. O tema avançou de maneira significativa com a criação dos conselhos e órgãos específicos de juventude nos municípios e estados brasileiros e com a aprovação da Emenda Constitucional 65, que inseriu o termo “jovem” no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal. Um marco importante desse processo foi a realização da 1ª Conferência Nacional de
Juventude, em 2008, com o lema: Levante Sua Bandeira, que mobilizou mais de 400 mil pessoas em todo o país e aprovou um conjunto de 70 resoluções e 22 prioridades que devem nortear as ações para a juventude em nível federal, estadual e municipal. A Conferência estimulou a discussão da temática juvenil por parlamentares, prefeitos, secretários e governadores, entre outros agentes públicos.
Agora, a juventude precisa afirmar ainda mais o seu direito de participar como sujeito estratégico do projeto de desenvolvimento nacional, deliberando, entre outras prioridades, a necessidade de avanços no Marco Legal da Juventude, com a aprovação do Plano Nacional e do Estatuto da Juventude, em tramitação no Congresso Nacional. É fundamental que uma nova conferência defina quais são os direitos da juventude, as políticas e programas prioritários para garanti-los, além de apontar mecanismos de participação, assegurando o envolvimento do maior número possível de jovens brasileiros, respeitando sua pluralidade e incluindo as comunidades tradicionais. No encerramento dos trabalhos, foram escolhidos e eleitos dois delegados que irão participar da II Conferência Estadual em Fortaleza: Benedito Gilson Ramos (Manchão) de Coreaú e Edilson Carvalhedo Sampaio de Bela Cruz
Fonte e Foto:
edilsoncarvalhedo@hotmail.com (www.radiogenovevafm.blogspot.com) www.ccdsbelacruzense.blogspot.com (www.flogao.com.br/edilsonsampaio) www.belacruzmeuamor.blogspot.com (www.belacruzcomoteamo.blogspot.com)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário