Rádio Genoveva Ao Vivo


domingo, 26 de maio de 2013

PROFESSOR TEODORO EM BELA CRUZ CEARÁ

Dia Estadual da Educação ENCONTRO/JANTAR COM Professor Teodoro Deputado Estadual Data: 25 Maio de 2013 Local: CENTRO DE CONVIVÊNCIA “GABRIEL ARCANJO DE VASCONCELOS (Praça da Matriz). Horas: 20:00 IVA (Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú), 14 anos presente entre nós, pela chancela da UVA (Universidade Vale do Acaraú), Realizou um Encontro/Jantar com o Professor Teodoro e Deputado Estadual, autor do Projeto de Lei nº 116/2010, decretado pela Assembléia Legislativa e sancionado pelo Governador do Estado do Ceará, de acordo com a Lei nº 14.739 de 15 de junho de 2010, que instituiu o dia 12 de Abril, como o Dia Estadual da Educação. O Cerimonial foi conduzido pelo Monsenhor Francisco de Assis Magalhães Rocha, momento em que fez um esclarecimento sobre o projeto do dia estadual da Educação, fazendo também um relato sobre a biografia do Professor Teodoro. Em seguida fez uso da palavra o Professor Gabriel Assis Araujo Vasconcelos, professor da UVA, fez esclarecimentos interessante, sobre a situação da educação no município de Bela Cruz e de um modo geral do Estado do Ceará. Por último encerrando o Encontro, fez uso da palavra o Professor Teodoro, convocando os professores e famílias de Bela Cruz, para enviarem sugestões para se possa ter uma melhor educação no nosso município. Os presentes se comportaram magnificamente bem e demonstraram satisfação por tudo que ali foi tratado. PERFIL “PROFESSOR TEODORO” DEPUTADO ESTADUAL FORMAÇÃO ACADÊMICA 1- Mestre em Administração Pública Instituto Internacional de Administração Pública. 2- Bacharel em Filosofia Seminário de Olinda e Recife 3- Bacharel em Direito Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal 4- Licenciado em Ciências Políticas Instituto de Estudos Políticos Universidade de Paris 5- Licenciado em Ciências Sociais Instituto Católico de Paris FUNÇÕES QUE EXERCE ATUALMENTE 1- Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará UECE 2- Membro da Academia Cearense de Ciências Sócias 3- Membro da Academia Sobralense de Letras ASEL 4- Membro eleito da Academia de Letras dos Municípios do Ceará ALMECE. FUNÇÕES EXERCIDAS ANTERIORMENTE 1- Reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú 1990 a 2006 2- Vice-presidente do Conselho de Educação do Ceará CEC 3- Presidente do Conselho de Reitores do Ceará CRUC 4- Reitor da Universidade Regional do Cariri- URCA 1987 a 1990 5- Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará UFC (Aposentado) 6- Secretário Geral Adjunto do Ministério da Educação e Cultura 1981 a 1985 7- Representante do Ministério da Educação e Cultura junto ao Conselho Curador da Universidade Federal do Ceará 1980 a 1986 8- Membro do Conselho Nacional de Serviço Social do MEC 1980 a 1984 9- Chefe de Gabinete da Secretaria Geral do Ministério da Educação e Cultura 1981 10- Subchefe de Gabinete do Ministério da Educação e Cultura 1979/1981 11- Técnico em Planejamento da Secretaria de Modernização da Secretaria de Planejamento da Presidência da República SEMOR/SEPLAN 1975/1979 10- Assessor de Planejamento da Fundação Projeto RONDON do Ministério do Interior 1972 a 1975 11- Professor Adjunto da Fundação Universidade Federal do Piauí 1971. 12- Chefe de Gabinete do Reitor da Fundação Universidade Federal do Piauí 1971 LIVROS PUBLICADOS 1- A idéia da modernidade em Sobral 2ª Edição revista e aumentada, UFC/UVA, 2004 2- Maffesoli Um intelectual do seu tempo, Sobral, 2004 3- Engenharia Civil Edições UVA 2004 4- Padre Oswaldo Carneiro Chaves Luminar do Clero e mestre maior da língua de Camões, Sobral, 2003 5- Jerônimo Prado e o ensino superior em Sobral, Sobral, 2003 6- Professor Antônio Martins O Eterno Reitor Edições UVA, 2003 7- Os Caminhos de Dom José Edições UVA, 2003 8- A Política de Pós Graduação no Ceará Edições UVA, 2003 9- Uva 35 Anos Destaque de sua Evolução Edições UVA, 2003 10- Padre Frota: Um Outro João Batista Edições UVA, 2003 11- Escola de Formação de Professores Edições UVA, 2003 12- UVA Olhares e testemunhas José Teodoro Soares e Petrônio Emanuel Timbó Braga (co-autoria), Sobral, 2001 13- Seminário São José Dois Momentos, Sobral, 2001 14- Memorial Dom Walfrido, Sobral, 2001 15- Homenagem aos Educadores Sobralenses, Sobral 2001 16- A Idéia de Modernidade em Sobral Edições UVA, 2000 17- Cônego Sadoc de Araújo Um Homem Integral Edições UVA, 2000 18- Educação Superior para o Povo Edições UVA, 2000 19- Mons. Sabino Loyola Vida e Ação Pastoral Edições UVA, 1999 20- A Formação do Professor Leigo Edições UVA, 1999 21- Universidade Caminho para o Desenvolvimento Edições UFC, 1998 22- Curso de Direito em Sobral Ensino Jurídico para a Zona Norte Edições UVA, 1998. 23- Centro de Ensino Tecnológico Prof. José Euclides Ferreira Gomes Jr. Edições UVA, 1998 24- Crônica para uma Sobral Moderna Edições UVA, 1998 25- Mensagens a Dom Aldo Pagotto Edições UVA, 1998 26- Mensagens a Dom Aldo Pagotto Edições UVA, 1997 27- Em Defesa da Educação e da Universidade Cearense Edições UVA, 1997 28- Realizações e Compromisso Edições UVA, 1997 29- Pensar Repensar Universidade Edições UVA, 1996 30- Universidade, Regionalização e Cultura Edições URCA 1ª Edição, 1990. 31- Política, Partidos e Constituição no Brasil Edições UNIFOR 1ª Edição, 1987 32- Planejamento e Administração no Brasil - Tentativas e Realizações nos Últimos Cinqüentas Anos Edições UFC 2ª Edição, 1987. SERVIÇOS PRESTADOS Á COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA 01. De 1978 à 1987 tendo desempenhado as funções de Subchefe de Gabinete do Secretário Geral, Assessor Especial e Secretário Geral Adjunto do Ministério da Educação, coordenou e elaborou vários projetos de interesse das universidades brasileiras. 02. De 1972 à 1976 como Assessor de Planejamento da Coordenação Geral do Projeto RONDON, ligado ao Ministério do Interior, coordenou cursos de treinamentos para professores das universidades brasileiras, notadamente, das nordestinas. 03. De 1971 à 1972 participou do grupo de professores que implantou a Fundação Universidade Federal do Piauí (FUFPI), exercendo as funções de Chefe de Gabinete do Reitor e Professor de Ciências Políticas. ESTÁGIOS 01. Estágio no Institut International dAdministration Publique em Paris setembro de 1985 a março de 1986 Trabalho sobre Educação Comparada entre o Brasil e a França, publicada na Revista Administration Publique nº 39 Juillet Septembre 1986 pag. 437 02. Estágio na Direction Generale de lAdministration et de la Function Publique sobre problemas do serviço Público, principalmente sobre planejamento de efetivos da administração Paris, março de 1970. 03. Estágio de quatro meses na Prefeitura de Versailles Chef-lieu du Département des Yvelines, sobre Desenvolvimento Econômico. De junho à outubro de 1969. Comissões da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará Educação (Presidente) Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Membro) Defesa Social (Membro) Direitos Humanos e Cidadania (Membro) Orçamento, Finanças e Tributação (Membro) Trabalho, Administração e Serviço Publico (Suplente)

quinta-feira, 2 de maio de 2013

PRONUNCIAMENTO DA PRESIDENTA DILMA NO DIA 1º DE MAIO DE 2013

ÍNTEGRA DO PRONUNCIAMENTO DA PRESIDENTA DILMA NO DIA 1º DE MAIO DE 2013 Queridas trabalhadoras e queridos trabalhadores, O Brasil passou a ser mais Brasil quando o brado por mais emprego, mais salário e mais comida deixou de ser um grito solitário dos trabalhadores para ser a voz e o compromisso de toda uma nação. É por isso que nós, brasileiras e brasileiros, estamos tendo, nos últimos anos, a alegria de comemorar o 1º de Maio com recordes sucessivos no emprego, na valorização do salário e nas conquistas sociais dos trabalhadores. Neste 1º de Maio, o Brasil pode garantir outra vez a vocês que nada ameaça estas conquistas. Ao contrário, elas vão se ampliar ainda mais, beneficiando a todos vocês, sem exceção. O Brasil vai continuar usando instrumentos eficazes para ampliar o emprego, o salário e o poder de compra do trabalhador. Mas, a partir de agora, vai privilegiar como nunca o instrumento que mais amplia o emprego e o salário: a educação. Para isso, várias medidas estão sendo executadas e outras estão em discussão. A mais decisiva delas é a que determina que todos os royalties, participações especiais do petróleo e recursos do pré-sal sejam usados, exclusivamente, na educação. Anuncio hoje a vocês que enviei ao Congresso Nacional uma nova proposta para que isso possa virar realidade. Minhas amigas e meus amigos, O Brasil avançou muito nos últimos anos por causa de políticas econômicas corretas e de políticas sociais profundas. Hoje, há um reconhecimento internacional de que temos as políticas sociais mais amplas e modernas do mundo. Isso nos orgulha e nos estimula. Mas há um ponto que tem passado desapercebido: o fato do emprego e do salário terem se tornado os dois maiores fatores de diminuição da desigualdade. Mesmo com a importância dos programas sociais, foi a renda do trabalho que mais contribuiu na diminuição da desigualdade. Com os programas de transferência de renda, já tiramos 36 milhões de brasileiros da miséria. Mas são o emprego e o salário que estão impedindo que essas pessoas voltem para a pobreza, e também aceleram a ascensão social de milhões de outros brasileiros. Foi assim que 40 milhões de brasileiros foram para a classe média. Isso se deu por causa da valorização do salário-mínimo, do recorde na geração de emprego com carteira assinada e do ganho real em todas as faixas salariais. O Brasil gerou, nos últimos dez anos, 19 milhões e 300 mil empregos com carteira assinada, e o salário-mínimo cresceu mais de 70% em termos reais. Somente nos dois anos do meu governo foram criados 3 milhões e 900 mil novos empregos. Segundo o Fundo Monetário Internacional, o FMI, isso nos colocou numa situação privilegiada no mundo: fomos o país que mais reduziu o desemprego entre 2008 e 2012, ou seja, reduzimos em 30% a taxa de desemprego. Por sinal, em 2012 enquanto lá fora cresciam o desemprego e as perdas salariais, aqui ocorria exatamente o contrário. Tivemos o menor índice de desemprego da história e, segundo o Dieese, o melhor ano de reajustes, com 95% das categorias conquistando aumento real de salário. Não houve apenas aumento, mas também melhoria na qualidade do emprego: cresceram os níveis de escolaridade dos empregados e ampliou-se a formalização do emprego. Ao mesmo tempo, diminuiu a taxa de desemprego entre os jovens e aumentou o emprego entre os mais maduros. E, em termos gerais, ocorreu uma queda acentuada no tempo de procura por trabalho. Levando-se em conta a renda das pessoas, tem ocorrido também uma redução da desigualdade entre homens e mulheres, entre brancos e negros, e entre as áreas urbanas e rurais. Os brasileiros estão se tornando mais iguais. Os direitos trabalhistas avançam e as dívidas sociais históricas estão sendo resgatadas, como ocorreu recentemente com a aprovação da PEC que estende os direitos previstos na CLT aos trabalhadores domésticos. Tudo isso ocorre porque o Brasil tem uma política eficiente de emprego e salário, porque o país dialoga com o trabalhador e os sindicatos e respeita os direitos trabalhistas. Inclusive, devido a este diálogo, os trabalhadores, entre outras vantagens, obtiveram a isenção do Imposto de Renda na participação dos lucros e resultados. O mais importante é que os efeitos da renda do trabalho e das políticas sociais reduziram pela metade o risco das pessoas ficarem mais pobres, e praticamente dobraram a possibilidade das pessoas melhorarem de vida. Estes fatores têm garantido a diminuição das desigualdades e inibido, entre nós, os efeitos da prolongada crise financeira que ainda atinge o mundo. Trabalhadoras e trabalhadores, acreditem apaixonadamente no Brasil e na força do trabalho de cada um de vocês. Não tenham dúvida de que o Brasil, com a força de vocês, pode e vai crescer mais, garantindo o emprego de hoje e o de amanhã. Vamos seguir na rota de crescimento com estabilidade, distribuição de renda e diminuição das desigualdades. Este governo vai continuar sua luta firme pela redução de impostos e pela diminuição dos custos para o produtor e consumidor, mesmo que tenha que enfrentar interesses poderosos. É mais do que óbvio que um governo que age assim e uma presidenta que pensa desta maneira não vão descuidar nunca do controle da inflação. Esta é uma luta constante, imutável, permanente. Não abandonaremos jamais os pilares da nossa política econômica, que têm por base o crescimento sustentado e a estabilidade. E não abriremos mão jamais dos pilares fundamentais do nosso modelo: a distribuição de renda e a diminuição da desigualdade no Brasil. Minhas amigas e meus amigos, Só uma educação de qualidade pode garantir mais avanço para o emprego e para o salário. Nos últimos anos, ampliamos o acesso e melhoramos a qualidade do ensino. Já estamos com 32 mil escolas funcionando em tempo integral, ou seja, em dois turnos. Tivemos o maior avanço da história do Brasil nos cursos técnicos e de qualificação profissional. Geramos, com o Pronatec, mais de 3 milhões de novas vagas e vamos chegar, até o final de 2013, a quase 5 milhões de matrículas. Mais de 1 milhão e 200 mil jovens já receberam bolsas do ProUni, 870 mil estudantes estão sendo beneficiados pelo financiamento do Fies e 41 mil estudantes brasileiros já tiveram bolsas aprovadas para estudar nas melhores universidades do mundo no Programa Ciência sem Fronteiras. E tudo isso está sendo acompanhado pela expansão das universidades federais, que já oferecem mais de 1 milhão de matrículas. A partir deste ano, de forma crescente, vamos garantir, através da nossa política de cotas, que metade das vagas de todos os cursos das nossas universidades federais seja ocupada por alunos das escolas públicas. Tudo isso é muito bom, mas ainda é pouco. O Brasil precisa de uma grande revolução no ensino capaz de garantir o nosso futuro como nação líder e soberana no mundo. Vamos, principalmente, formar os jovens, as trabalhadoras e os trabalhadores brasileiros para que possamos triunfar num mundo cada vez mais desenvolvido e altamente competitivo. A educação deve ser uma ação permanente em todos os instantes da vida de uma pessoa. Ela começa na creche, passa pela escola de tempo integral, pelo ensino médio, pela qualificação profissional, pela universidade, o mestrado, o doutorado e tem que prosseguir, de forma ininterrupta, até o fim da vida. O papel do Estado é criar condições para isso, em especial, abrindo portas para os que mais precisam. Mas um governo só pode cumprir bem o seu papel se tiver vontade política e se contar com verba suficiente. Por isso, é importante que o Congresso Nacional aprove nossa proposta de destinar os recursos do petróleo para a educação. Peço a vocês que incentivem o seu deputado e o seu senador para que eles apoiem esta iniciativa. Para encerrar, faço um chamamento decisivo a você, trabalhador, e a você, trabalhadora: a educação não é apenas um dever do Estado e um direito do cidadão. É também tarefa da família e responsabilidade de todos, sem exceção. A educação começa com você. Todos têm que procurar a educação por seu próprio desejo, e lutar pela educação com sua própria força. Somente sua força de vontade vai fazer você descobrir tempo e meios para educar-se. Somente sua atenção como pai, como mãe vai estimular seu filho na escola. Somente sua dedicação de mestre fará você, professor, superar as dificuldades que enfrenta. Somente a pressão de todos vai fazer os governos, as empresas, as igrejas, os sindicatos, em suma, toda a sociedade trabalharem ainda mais pela educação. Somente assim poderemos gritar, em uma só voz, uma nova marca de fé e amor para nosso país. Poderemos gritar, do fundo do nosso coração: Brasil, pátria educadora! Viva o Brasil! Viva a trabalhadora! Viva o trabalhador brasileiro! Obrigada e boa noite. Priscilla Mendes Do G1, em Brasília