Rádio Genoveva Ao Vivo


domingo, 31 de janeiro de 2010

MONSENHOR ASSIS ROCHA É HOMENAGEADO NA RADCOM GENOVEVA FM




MONSENHOR ASSIS ROCHA É HOMENAGEADO NA RADCOM GENOVEVA FM NO PROGRMA "BELA CLRUZ COMO TE AMO" NO QUADRO "ILUSTRE PERSONALIDADE EM DESTAQUE" QUJE TEM COMO APRESENTADOR ELDILSON CARVALHEDO SAMPAIO, NO DIA 29 DE JANEIRO DE 2010.
Monsenhor Francisco de Assis Magalhães Rocha.
Nome que enriquece a história de Bela Cruz e do Ceará,Pernambuco e outros estados, pelas ações empreendidas pelo ilustre referenciado, pela obra que legara à posteridade, autenticando as páginas da história belacruzense com a marca registrada da inteligência, do trabalho, da liderança, da criatividade e do empreendimento.
Humilde, modesto, audaz e arrojado. Porém, revestido de uma indumentária muito própria no enfrentamento de seus desafios, na ultrapassagem dos limites do seu espaço e do seu tempo.
E poderíamos, Senhores ouvintes, dizer que a homenagem que ora prestamos é mais do que justa, pois, Monsenhor Assis Rocha é um belacruzense nato e o que mais lhe dá prazer, é servir o povo de nossa terra com a Palavra de Deus na pregação do Evangelho.
Nós temos o prazer de ouvir a palavra do Monsenhor Assis Rocha diariamente na nossa Emissora todos os dias no Programa “A Voz do Pastor” em retransmissão pela rádio AM Educadora de Sobral, pertencente a Diocese da Igreja Católica.
Monsenhor Assis Rocha é um religioso que prega o que determina o Evangelho com muita autoridade de conhecimentos e muita fé em Deus.
Suas missas celebradas em Bela Cruz é muito concorrida pelas crianças, jovens e adultos, pois a sua homília é sempre aplaudida no final.
Monsenhor Francisco de Assis Magalhães Rocha, professor, sacerdote e comunicador
1940 – 11 de outubro – Nasce na Fazenda Bom Sucesso – o Monsenhor Francisco de Assis Magalhães Rocha, filho de Raimundo Magalhães Rocha e dona Maria Benedita Rocha. É o 6º filho deuma família, composta de 21 irmãos, dos quais, oito são falecidos. Como a Fazendo não oferecesse condições para estudar e como eram muitos filhos, em 1947, seus pais, resolveram mudar-se para o Distrito mais próximo, no caso Bela Cruz, onde havia escola primária e os filhos poderiam iniciar no conhecimento das letras. Fez seus primeiros estudos em Bela Cruz. Em fevereiro de 1952, concluído o 3º ano primário, com pouco mais de 11 anos de idade, ingressou no Seminário São José de Sobral Ceará, onde clursou o 5º ano primário, fazendo depois o exame de admissão, que lhe dava o direito a iniciair seu curso ginasial em fevereiro de 1953, no Seminário Dom José de Sobral. Em 1960, fez o 1º ano de Filosofia no seminário Providial de Fortaleza,Ceará. Nos anos de 1961 e 1962, cursou o 2º e 3º anos de Filosofia no Seminário Regional do Nordeste, em Olinda Pernambuco, onde também estudou os seus 04 anos de Teologia, até o ano de 1966. Ordenado sacerdote a 4 de agosto de 1968, logo foi nomeado vigário da Paróquia de Afogados da Ingazeira – PE. Em 1970, licenciou-se em Filosofia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Universidade Católica de Pernambuco. De 1973 a 1976, cursou Sociologia na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma, onde concluiu o bacharelato e o mestrado, defendendo a tese O Fenômeno Frei Damião na Religiosidade Popular do Nordeste do Brasil. Monsenhor Assis Rocha como seminarista , estagiário e Padre, sempre foi muito ligado às comunicações sociais, mantendo ininterruptamente, programas de Rádio. É até correspondente no JC-TV da Rede Vida de Televisão o Canal da Familia. Fez parte do Conselho Presbiterial das Arquidioceses de Olinda Pe. Recife e da Paraíba e foi Secretário do Conselho Presbiteral da sua Diocese de Afogados da Ingazeira – Pernambuco. Em 1993, comemorou seus vinte e cinco anos de sacerdócio, ocasião em que recebeu o título de Monsenhor. Monsenhor Francisco de Assis Magalhães Rocha volta ao Ceará, em 06 de dezembro de 2001, após 40 anos afastado dos seus familiares. Em fevereiro de 2002, foi convidado pelo seu amigo, Professor Teodoro, na época Reitor da UVA, para trabalhar com o mesmo, inicialm ente como diretor da Rádio Universitária – Sobral e depois como pro-Reitor de Articulação e Comunicação até 2006. Nesse ínterim, colaborou também com a Diocese de Sobral, assumindo, “pro tempore” a Paróquia de Santana do Acaraú, a área Pastoral de Aranaú, a direção do Jornal Correio da Semana de Sobral, até que D. Fernando Saburino assumiu a Diocese de Sobral, como seu Bispo, e o convidou para ser Assessor de Comunicação da Diocese. Atualmente exerce suas funções em Sobral, onde também é Pro-reitor de Comunicação, da Universidade Vale do Acaraú – UVA.
Diretor Esperitual do Seminário Teológico de Fortaleza, depois Vice-Reitor e Vigário Paroquial de Bela Cruz. Para exercer tais atividades, o Monsenhor Assis Rocha, tem que viajar, semanalmente, dentro do triângulo: Sobral, Fortaleza e Bela Cruz. É muita estrada a ser percorreida por um quase safenado, aos setenta anos de idade. “É difícil entendê-lo, totalmente, com tantas idas e vindas, mas é essa sua personaldiade ou, como queiram, sua virtude: um tanto irrequieto, mas sempre querendo acertar”.

Monsenhor Assis Rocha sempre que é convidado, comparece aos estúdios da RadCom Genoveva FM e leva a mensagem do Evangelho e da vida cotidiana com muita facilidade e prazer. Obrigado Monsenhor Assis Rocha pelo muito que fez e está fazendo pelo povo belacruzense. Você é dez.
O PRÓXIMO "ILUSTRE PERSONAGEM EM DESTAQUE, SERÁ O NOSSO GRANDE AMIGO E CONTERRÂNEO DR.PHD CIENTISTA AGRONOMO "JOÃO AMBRÓSIO DE ARAUJO FILHO"
FONTE E FOTO: edilsoncarvalhedo@hotmail.com
www.ccdsbelacruzense.blogspot.com
www.radiogenovevafm.blogspot.com