Rádio Genoveva Ao Vivo


segunda-feira, 12 de maio de 2008

RADCOM "GENOVEVA FM" 98.7 DIREÇÃO EDILSON SAMPAIO

Rádio Genoveva FM 98.7

Estamos de volta com o programa "bela cruz como te amo".Antes, porém, gostaria de dizer, que aqui é o meu lugar, porque foi eu quem iniciou a luta para que Bela Cruz tivesse a sua primeira rádio FM comunitária.
No último dia 25 de abril de 2008, reassumimos a Direção Administrativa da RÁDIODIFUSÃO COMUNITÁRIA GENOEVA “FM” 98.7, sendo que de acordo com ata da Associação Beneficente dos Moradores de Correguinho – ABEMOC, datada de 05/06/1997, fui nomeado Diretor Administrativo – Edilson Carvalhedo Sampaio e não consta no livro de atas nenhuma alteração até a presente data, sendo que fomos eleito e assumimos a Presidência da Associação Beneficente dos Moradores de Correguinho – ABEMOC-, tendo como Vice Presidente e na Direção Geral da Rádio Genoveva o Dr. Luiz Rocha Adriano. Foi nomeado Diretor de Programação e Comercial o Professor Marcos Rubens Silveira (Marquinho).A Rádio Genoveva FM foi fundada em 02 de fevereiro 1997, por Edilson Carvalhedo Sampaio.

História da Rádio Genoveva FM



A Rádio Genoveva FM foi fundada em 02 de fevereiro 1997, por Edilson Carvalhedo Sampaio com a seguinte história:


Não poderíamos nos calar sem relatar parte dos acontecimentos relativos aos meios de comunicação junto a população em épocas passadas.

Diversos serviços de autofalantes funcionaram aqui, no curso dos anos.

A 26 de agosto de 1950, o sr. Mário Lousada inaugurou os "Serviços de Autofalantes A Voz de Bela Cruz”, chegando a contar em seu acervo 1.200 discos de cêra, constituindo, pelos seus programas, um eficiente veículo de de comunicação e cultura. Entre os locutores que ali militaram, destacamos José Milton de Oliveira, José Abelardo Vasconcelos (falecidos) e José Edmilson Leitão.

A história verdadeira da fundação da Radiodifusão Comunitária teve início por ocasião das comemorações do casamento do nosso amigo Raimundo Nonato Sobrinho (Raimundinho Diogo com Jane Pontes) e aconteceu assim: a festa de casamento acontecia no sítio do pai da noiva senhor João Pontes e muitos convidados se encontravam presentes, dentre os mais importantes, o Deputado Estadual Francisco Aguiar. Em dado momento o Deputado Francisco Aguiar se dirigindo a minha pessoa (edílson sampaio) disse que gostaria muito de contar com o meu trabalho junto a seu grupo de amigos em Bela Cruz e perguntou o que ele poderia fazer para que isso acontecesse. Disse-lhe então, que era muito fácil, pois eu tinha um sonho e gostaria que fosse realizado, que era de montar uma rádio Comunitária FM em Bela Cruz, pois no momento eu fazia o programa na rádio Difusora do Acaraú (BELA CRUZ COMO TE AMO), o qual durou mais de cinco anos.

O Deputado Francisco Aguiar alimentou o meu sonho, dizendo: vá a cidade de Camocim qualquer dia desses e quem sabe lá poderemos nos entender. E foi o que aconteceu. Convidei o nosso amigo Engenheiro Miguel Lopes e um mês após, lá chegamos e fomos muito bem acolhidos. O Deputado assumiu o compromisso de comprar e doar os equipamentos para a Associação que fosse executar os serviços de radiodifusão Comunitária. Ficou acertado que o nome seria “RÁDIO COMUNITÁRIA GENOVEVA FM” em homenagem a primeira moradora de Bela Cruz e que os serviços de execução de radiodifusão comunitária, seria de exclusividade da Associação Beneficente dos Moradores de Correguinho – ABEMOC.

Ao lado de minha casa na rua José Xerez, nº 008, construí um pequeno prédio (onde hoje é a residência da minha sogra) e no dia 02 de fevereiro de 1997, aconteceu a inauguração, sendo cumprida assim o compromisso do Deputado Francisco Aguiar, que no ato, fez a doação de todos os equipamentos que até hoje, são utilizados para o bom funcionamento da RÁDIO COMUNITÁRIA GENOVEVA FM, 98.70.

No ato de inauguração da RÁDIO COMUNITÁRIA GENOVEVA FM em 02 fevereiro de 1997, pelo senhor Edílson Carvalhedo Sampaio, sendo o seu fundador oficial, estavam presentes o Deputado Estadual Francisco Aguiar (atualmente é Conselheiro do Tribunal de Constas dos Municípios do Estado do Ceará) e sua esposa Olívia Aguiar, O Juiz da Comarca Dr. Ricardo Araújo Magalhães Dantas, Padre Rômulo e o povão compareceu em massa para prestigiar o evento.

A outorga de e licença de funcionamento, oficialmente, pelo Ministério das Comunicações, veio por intermédio da Câmara Federal e do Senado Federal, por solicitação do Deputado Federal Padre José Linhares Ponte, que teve o maior interesse.

Na Câmara Federal, tivemos como relator da proposta o Deputado Federal RICARDO IZAR.

A verdade em toda essa história é que a vitória de hoje termos uma radiodifusão comunitária funcionando oficialmente, pertence ao nosso povo, que por intermédio da mesma, toma conhecimento de tudo que é necessário para a sua educação, cultura e conhecimentos gerais. Finalmente, todos nós estamos de parabéns.

Observação: Gostaria de registrar que não foi fácil chegarmos a um final feliz. Aconteceu que a rádio comunitária, funcionou muitos anos na condição de RÁDIO PIRATA e nesse ínterim, foi fechada duas (02) vezes e eu Edílson Carvalhedo Sampaio, respondi dois processos na Polícia Federal em Fortaleza, tendo que comparecer em audiênicia por quatro viagens, por minha conta e não tive nenhum advogado para me defender.

Essa foi uma das lutas vitoriosa do meu trabalho voluntário sem fins lucrativos em prol do nosso querido e amado povo belacruzense.

Trabalhaaram como voluntários: (radialistas amadores) Carpegiane Carvalho Costa, Claudenia Avelino, Ana Kelly, Diva Pontes, Nelson Morais, Antonio Wilson dos Santos e muitos outros (as) que nunca se preocuparam com salários, pessoas que amam Bela Cruz, acima de tudo.

Registramos que as sessões da Câmara de Vereadores e as missas aos domingos, eram transmitidas ao vivo.

Era feito um trabalho de informações e de cidadania diàriamente. Sempre informando a população de seus direitos e deveres.

Programas de cultura, saúde e entretenimentos.

Para aqueles que não sabem, a rádio Genoveva FM, funcionou como rádio pirata de 1997 a 02 de abril de 2002, quando, a pedido do Dep.Federal Pe. Zélinhares, O CONGRESSO NACIONAL decretou: Art. 1º É aprovado o ato constante da Portaria nº 517, de 02 de abril de 2002, que autoriza a Associação Beneficente dos Moradores de Correguinho - ABEMOC a executar, pelo prazo de (03) três anos, sem direito de exclusividade, serviço de radiodifusão comunitária na cidade de Bela Cruz, Estado do Ceará.

Foi oficialmente autorizado o seu funcionamento. Finalmente em agosto de 2004 o Congresso Nacional decreta:

Art. 1º Fica aprovado o ato a que se refere a Portaria nº 517, de 2 de abril de 2002, que autoriza a Associação Beneficente dos Moradores de Correguinho – ABEMOC, a executar, por (10) dez anos, (16/09/2004 a 23/08/2014)